s2a1. Conceito Básico de Computação (parte 2) – SOFTWARE

Software
Software, logicial ou programa de computador é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.
Software também é o nome dado ao comportamento exibido por essa seqüência de instruções quando executada em um computador ou máquina semelhante.
Tecnicamente, Software também é o nome dado ao conjunto de produtos desenvolvidos durante o Processo de Software, o que inclui não só o programa de computador propriamente dito, mas também manuais, especificações, planos de teste, etc.

Sistema Operacional
Sistema operacional é um conjunto de ferramentas necessárias para que um computador possa ser utilizado de forma adequada.
Um SO, como também são conhecidos os Sistemas operacionais, faz o papel de intermediário entre o aplicativo e a camada física do hardware. Esta é uma das formas de conceituar o termo sistema operacional, como um conjunto que permite a abstração do hardware.
Desta forma, se não houvessem sistemas desse tipo, todo software desenvolvido deveria saber se comunicar com os dispositivos de hardware do computador de que precisasse.
Quando temos um sistema operacional, é ele quem precisa saber lidar com os dispositivos, sabendo falar com a placa de som, com a internet, com os disquetes, etc. Assim, um software que seja feito para funcionar neste sistema não precisará de informações específicas do equipamento. Ao invés disso, ele chamará funções do kernel e o sistema operacional é que fará a comunicação, repassando os resultados.
Cada sistema operacional pode ter uma maneira própria e distinta de comunicar-se com o hardware, razão pela qual é comum que softwares feitos para um sistema operacional não funcionem em outro, principalmente no caso de linguagens compiladas.
Uma outra forma de conceituar sistema operacional é como um gerenciador de recursos. É função do SO identificar que dispositivos estão ociosos e ocupados, como por exemplo dividir o tempo de uso da CPU entre os vários processos, alocar e gerenciar o uso de memória principal e secundária.
A definição do que constitui um sistema operativo é bastante controversa. Acadêmicos como Andrew Tanenbaum consideram que só a parte do sistema que roda sobre modo kernel constituem o sistema operativo e os demais softwares básicos são ferramentas de sistema. Outros no entanto consideram os sistemas operativos como o conjunto de kernel e ferramentas de sistema.

Aplicativo
Software Aplicativo (ou aplicativo ou ainda aplicação) é um programa de computador que tem por objetivo o desempenho de tarefas de índole prática, em geral ligadas ao processamento de dados, como o trabalho em escritório ou empresarial.

Arquivo
No disco rígido de um computador, os dados são guardados na forma de arquivos (ou ficheiros, em Portugal). O arquivo é um agrupamento de registros que seguem uma regra estrutural, e que contém informações (dados) sobre uma área específica.
Estes arquivos podem conter informações de qualquer tipo de dados que se possa encontrar em um computador: textos, imagens, vídeos, programas, etc. Geralmente o tipo de informação encontrada dentro de um arquivo pode ser prevista observando-se os últimos caracteres do seu nome, após o último ponto (por exemplo, txt para arquivos de texto sem formatação). Esse conjunto de caracteres é chamado de extensão do arquivo.
Como os arquivos em um computador são muitos (só o sistema operacional costuma ter centenas deles), esses arquivos são armazenados em diretórios (também conhecidos como pastas).

Extensão de arquivo
A noção de extensão do nome de um ficheiro (no brasil, arquivo) foi criada pelos sistemas operativos DOS, para diferenciar os vários ficheiros externamente ao seu conteúdo. Consistia em apenas três caracteres no final do nome, separados por um ponto. Então, padronizaram-se algumas extensões:
EXE , COM: Ficheiro executável;
BAT: Ficheiro batch (de grupo de comandos); equivalente a um scripts;
TXT: Ficheiros de texto simples;

Diretório (ou Pastas)
Estrutura, em informática, utilizada para organizar arquivos em um computador.
Um diretório pode conter arquivos e diretórios, que podem conter também arquivos e diretórios. Isso pode se estender bastante. Pode-se ter, por exemplo, vinte diretórios, um dentro do outro.
Os diretórios servem, portanto, para organizar o disco rígido. Graças a eles, podemos colocar os arquivos mais importantes em um canto para que não sejam alterados, agrupar arquivos por dono, tipo ou da forma que for desejada.
Toda essa estrutura de arquivos e diretórios pode ser vista como uma Árvore. Assim, o diretório principal, que não tem nome, é conhecido como a raiz, os diretórios são ramificações e os arquivos são as folhas.

Software livre
Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído com algumas restrições. A liberdade de tais restrições é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.

About these ads

8 Comentários

  1. lorranny da silva lopes said,

    abril 15, 2009 at 6:05 pm

    muito bom!!!!

  2. Amanda said,

    abril 1, 2010 at 9:52 pm

    muito legal esse site gostei

  3. maria clara said,

    março 20, 2011 at 1:14 pm

    obrigada msmo!
    me ajudou muito!!

  4. kamila said,

    junho 3, 2011 at 10:45 am

    MUIIIIIIIIITO BOM…

  5. wagner said,

    junho 20, 2011 at 1:18 am

    rafael, você é professor? preciso fundamentar o conceito de software perante uma banca.

  6. simone cardoso said,

    fevereiro 1, 2012 at 3:16 am

    adorie

  7. simone cardoso said,

    fevereiro 1, 2012 at 3:17 am

    adorei. muto bom

  8. junho 10, 2013 at 5:43 pm

    valeu muito util, me tirou do sufoco…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: